Von neumann
Suas contribuições à Computação
A tarefa de estudar as contribuições de John von Neumann é, ao mesmo tempo, complexa e fascinante. A complexidade deve-se em parte à existência de muitas fontes de informação, algumas pouco acessíveis, outras discordantes entre si ou polêmicas. Entretanto, a causa principal dessa complexidade é a riqueza das contribuições de von Neumann. O seu espectro inclui várias áreas da Matemática, Matemática Aplicada, Física, Meteorologia, Economia e Computação. Em vários casos as suas contribuições foram muito além de solução de problemas propostos por outros, desbravando novas áreas de pesquisa e lançando novos problemas. Descrição muito pessoal das contribuições de von Neumann foi feita por seus amigos e colaboradores Ulam (1958) e Halmos (1973). Vários trabalhos dedicados às contribuições de von Neumann podem ser encontrados no número especial da revista Annals of the History of Computing (Brink & Haden, 1989), bem como nos Anais de um simpósio da American Mathematical Society (Glimm et al., 1990b) realizado em 1990. O ambiente em que von Neumann foi criado e educado é descrito por seu irmão Nicholas A. Vonneuman (1989, 1991).
Para uma grande parte dos praticantes da Computação, o nome de von Neumann está geralmente associado à idéia de arquitetura de von Neumann, ou seja, à estrutura, hoje considerada clássica, de computadores digitais com programa armazenado na própria memória e, portanto, passível de automodificação e de geração por outros programas. Outras contribuições de von Neumann à Computação são, em geral, pouco conhecidas entre os que atuam na área.
Contexto histórico
As grandes invenções tecnológicas dificilmente aparecem de maneira independente. A idéia de automatizar os cálculos vem desde a antigüidade e começou com a utilização de pedras e outros dispositivos que deram origem aos abacos, progredindo durante vários séculos até o aparecimento de computadores