Trabalho de Saúde Publica
I Introdução
O Bairro de Samora Machel, comporta aproximadamente 1000 famílias, é o mais populoso da Vila, com baixo nível de escolaridade e renda per capta, dentre os trabalhos que os moradores desenvolvem estão a reciclagem de lixo que é feita dentro da Vila a céu aberto, mulheres como empregadas domésticas, aposentados, famílias que recebem o subsídio de sobrevivência e biscates. É uma população considerada carente pelo município e que sofre de problemas referentes à falta de saneamento básico.
A falta de saneamento básico é um sério problema que afecta a população em relação à saúde e necessita de um árduo trabalho do governo municipal e dos profissionais da área de saúde para a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças endémicas ocasionadas.
De acordo com os dados da organização Mundial da Saúde (OMS) pelo menos 10 milhões de pessoas morreram infectadas por água contaminada. E no Dondo infelizmente 60% do esgoto produzido não é tratado (relatório anual SDSMASD – 2013). Outro factor que afecta a qualidade das águas é a produção excedente de lixo que está relacionado ao super consumo de produtos industrializados e é aumentado nas classes sociais privilegiadas, a maior parte desse lixo é depositado a céu aberto com a decomposição polui as águas e contribui para aquecimento global (EDEM, 2007).
“ A maior parte da superfície da terra é coberta por água (70%), sendo o seu ciclo indispensável à vida e é o destino final de quase toda a população do meio ambiente”. (LUZ, 2005).
Os principais requisitos para a saúde ou as condições e recursos fundamentais são: paz, habitação, educação, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e equidade, todos esses recursos na maioria das vezes estão distantes do alcance das pessoas dependendo de políticas públicas para a solução de problemas afectando a economia do país (MISAU, 1996).
II Fundamentação