trabalho com fundante da socuedade
5961 palavras
24 páginas
1Trabalho enquanto categoria fundante na existência humana e atual fase de reestruturação produtiva do Capital
Marcio Lima Camargo (Cáritas Brasileira - MG)*1
Resumo
Este artigo tem como objetivo estabelecer reflexões entre os sentidos e a centralidade do trabalho na contemporaneidade. Busca perceber através de contribuições teóricas marxistas, os valores fundamentais do trabalho, enquanto categoria fundante do ser social, capaz de explicar na atual fase do modo de produção capitalista as relações sociais de produção, alem de ser a categoria capaz de romper com a lógica de dominação do capital sobre o trabalho.
Palavras chaves: Sentidos do trabalho, trabalho concreto, trabalho abstrato, reestruturação produtiva, centralidade do trabalho.
Introdução
Neste momento histórico, o trabalho permanece como tema central na atual fase dos modos de produção capitalista. Em um contexto de reestruturação produtiva do capital, este artigo provoca a compreensão desse conceito e de suas implicações e transformações no mundo do trabalho.
Os debates em torno das mudanças buscam explicitar os argumentos daqueles que defendem que as mudanças ocorridas nas forças produtivas e conseqüentemente, nas
1
*Eng° Agrônomo, especialista marcioadrianomg@hotmal.com em Economia
e
Desenvolvimento
Agrário
pela
UFES/ENFF.
2
relações de produção apontam para alterações que, no limite estão levando ao fim da centralidade do trabalho.
Apesar das considerações acerca das mutações do mundo do trabalho que apontam para o fim da centralidade do mesmo e para um novo paradigma. Apresentaremos alguns argumentos que, sem deixar de reconhecer o impacto das mudanças ora em curso, como a reestruturação produtiva do capital. O trabalho permanece como velha forma de experiência humana que se renova em permanência, interpela também nossos modos de compreender e agir sobre o mundo.
O debate da centralidade do trabalho nos coloca o desafio de