TRABALHO SAUDE PUBLICA
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da civilização, alguns grupos humanos tomaram por hábito o processo migratório, sempre buscando melhores condições de vida e maiores garantias de sobrevivência.
Assim, este trabalho analisa as características atuais do processo de migração, que sofreu grandes transformações com o advento do fenômeno da globalização, criando novos fluxos migratórios, que estudaremos a seguir.
Também analisaremos a influência dos avanços tecnológicos e o surgimento de novos polos educacionais sobre as alterações dos fluxos migratórios. Por fim, também refletiremos sobre o papel do Estado, compreendido aqui como poder público em todas as suas esferas (municipal, estadual e federal), tanto para garantir que o fluxo migratório não causa problemas sociais, como o surgimento e crescimento de favelas e bolsões de miséria, quanto para planejar ações de desenvolvimento sustentável em áreas mais carentes, permitindo às famílias permanecerem em suas comunidades.
2 DESENVOLVIMENTO
No primeiro momento de nossa reflexão, devemos refletir sobre a globalização, sua origem e influência nas práticas migratórias modernas. Assim, Schmidt (2006, p. 184) cita que
Com a evolução da Economia, as organizações entraram em um mercado altamente competitivo, com clientes exigentes obrigando-as a imprimir grande velocidade na cadeia de valores para obtenção de produtos, para satisfazer às necessidades do mercado, ou gerando novas necessidades, em um espaço de tempo cada vez menor. Ao analisar esse processo de globalização, verifica-se que esse fenômeno originou-se do avanço da tecnologia da informação e das telecomunicações, fazendo com que produzisse um impacto de profunda mudança no ambiente externo às organizações em termos geográficos e produtivos. É notório, na atualidade, que as entidades, a