Trabalho Saude Publica
Unidade de Bragança Paulista/SP
SAÚDE PÚBLICA 1º Semestre
CURSO DE BIOMEDICINA
Docente: Estela Márcia Flores Gianesella
17/08/2015
Trabalho 1: HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
QUESTÕES
1. Que prioridades de saúde pública podem ser observadas nas duas primeiras décadas do século passado?
R: Criado e implantado os serviços de saúde publica foi adotado o modelo campanhas sanitárias, para combater epidemias urbanas e endemias rurais. Consolidação da saúde centralista e o combate das doenças coletivas.
2. Que circunstâncias históricas, econômicas, sociais e de saúde contribuíram para que fosse aprovada em 1923 a Lei Elói Chaves, que criou as Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs) e qual sua finalidade?
R: Até o início do século XX a assistência médica (cura de doenças) era realizada ou por médicos que atendiam somente aqueles capazes de pagar por seus serviços, ou por instituições de caridade sustentadas pela Igreja e por doações. Não havia participação do Estado nessa assistência. A partir da década de 20 algumas empresas passaram a oferecer a seus empregados assistência médica, além de aposentadoria e pensões, com as Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs) que atendiam a uma determinada categoria profissional, já com alguma participação do Estado nesta gestão. Com a finalidade de que a exportação principalmente do café não fosse prejudicada pela doença dos trabalhadores. (gripe espanhola)
3. Quais os propósitos do governo Getúlio Vargas ao transformar os CAP (s) em IAP (s) e como se configurou a atenção à Saúde nesse governo?
R: As CAPs, inicialmente restritas às empresas ferroviárias e, mais tarde, estendidas às marítimas e portuárias, favoreciam as camadas de trabalhadores urbanas mais aguerridas em seus sindicatos para a economia agroexportadora ate então dominante como os ferroviários, empregados do comércio, bancários, marítimos, e funcionários públicos. Para programas de serviços de