Didatica I
A construção desses conhecimentos por meio da reflexão e leituras será fundamental tanto para o estudo de outras disciplinas do curso, quanto para a vida profissional. Para iniciar, é importante sabermos que, na construção histórica do pensamento didático, existe a contribuição de inúmeros teóricos que podemos denominar de precursores da educação: sendo que cada um deles argumenta acerca da educação conforme o período histórico, econômico, político e social vigente da época.
1. Desta forma, elabore um texto de 15 a 20 linhas, apresentando o conceito de didática relacionado a uma concepção teórica escolhida por você de acordo com os autores estudados. (Valor 1,0)
R: Jean Jacques Rousseau (1712-1778): Ele teve como constância a valorização da infância e suas especialidades, ele quis valorizar a infância como um todo, que a criança desde pequena ela já adquiri sem conhecimentos para toda a sua vida, uma coisa que naquela época , no século XVII, a criança não tinha valor social, ela era vista como adulto em miniatura, e vi como suas potencialidades em si, e Rousseau quis exatamente valorizar a criança como um todo , ele mencionava que a criança tem sim conhecimentos , ela aprende através do seu meio social, ela desenvolve conhecimentos, ele também relacionou nas suas obras a questão do desenvolvimento da criança a necessidade que ela tem , a questão dos jogos , o sentimento da criança, que ela também possui tristezas alegrias , ela possui necessidade de afetividade para se desenvolver.
ATIVIDADE DA AULA 02:
1. Em relação as tendências pedagógicas mencionadas abaixo, apresente o conceito das mesmas e um exemplo de metodologia de trabalho baseando-se em cada uma destas tendências: (Valor 2,0)
a) Tradicional: È uma tendência pedagógica, denominada de pedagogia tradicional, Veiga (1995) relata que os jesuítas foram os principais educadores de quase todo o período colonial, atuando no brasil de 1549 a 1759. A