Trabalho de Santo Agostinho e São Tomás
Aluno: Adão Damaceno Meira. Turma DR1P/Q51 Noturno.
Professora: Marta.
Matéria: Filosofia.
Trabalho de Filosofia. Santo Augustinho e Santo Tomas de Aquino.
Nome Aurélio Agostinho (em latim: Aurelius Augustinus), mais conhecido com Santo Agostinho.
Nascido a 13 de Novembro de 354, em Tagaste, (atual Souk-Ahras, Argélia), a cerca de 90 km do Mediterrâneo, na Numídia (atual Souk Ahras), província romana ao norte da África. Seu pai, Patrício, era pagão, era um berbere romanizado, cidadão romano e tinha recebido o batismo pouco antes de morrer. Sua mãe, Mônica, pelo contrário, era cristã fervorosa, e exercia sobre o filho uma notável influência religiosa. Seu irmão Navigio morreu jovem. Melânia(?) mãe de seu filho Adeodato. Adodato seu filho, morreu jovem.
Seus companheiros e amigos: Alípio, conterrâneo e discípulo. Evódio, membro do grupo em Milão. Severo ,membro da 1ª comunidade.Possídio autor da 1ª biografia e erudito cristão. Nebrídio, discípulo de Agostinho na Itália. Suas motivações e inspirações:
Romaniano, rico, amigo da família. Cícero, supremo dos Maniqueus. Santo Ambrósio, Bispo de milão. S. Jerônimo, Grande estudioso e erudito cristão. Ponteciano, empregado da Corte Imperial. Mario Victorino, Filósofo do século IV. Sua mãe tinha a esperança da família, sem muitos recursos, na tentativa de educar seus filhos para que se tornassem professores, advogados ou membros da administração imperial. Agostinho foi educado no norte da África e resistiu aos ensinamentos de sua mãe para se tornar cristão. Quando criança era alegre, buliçosa, entusiasta do jogo, travessa e amante da amizade, não gostava muito de estudar porque os mestres usavam métodos agressivos e não são sinceros. Diante dos adultos se revela como “um menino de grandes esperanças”, com inteligência clara e coração inquieto. Africano pela lei do solo, romano pela cultura e língua, e cristão por educação. Agostinho, jovem, de temperamento impulsivo e