Santo Agostinho E Tome
MURIELLY DAMASCENO DIAS
DITADURA MILITAR NA AMÉRICA LATINA
Causas, consequências, curiosidades
Florianópolis, Santa Catarina
2015
Santo
Agostinho
Principais informações biográficas de Santo Agostinho:
Nasceu em 354 na cidade de Tagaste.
Se formou em retórica, na cidade de Cartago.
Ensinou retórica nas cidades italianas de Roma e Milão.
Em 395, passou a ser bispo, atuando em Hipona.
Escreveu diversos sermões importantes.
Nada era mais importante do que a fé em Jesus e em Deus.
Recebeu Influências de Platão, Aristóteles, Paulo de Tarso, Cícero e outros.
Suas obras influenciaram muito o pensamento teológico da Igreja Católica na Idade
Média.
Faleceu em 430, aos 75 anos em Hipona.
Santo Agostinho
Santo Agostinho foi criado como um cristão por sua mãe na África do Norte, em uma cidade chamada Tagaste, cidade da Numídia, atual Argélia, no dia 13 de novembro de 354.
Fez os primeiros estudos na cidade natal, mas na juventude foi estudar em Cartago, onde se tornou professor de retórica, e foi nesse tempo ficou insatisfeito com escrituras cristãs. Em busca de uma religião mais digna, tornou-se seguidor dos maniqueístas, seita fundada pelo profeta Mani, eles dividiam o mundo entre o bem e o mal, trevas e luz, espírito e matéria, acreditavam que com o seu espírito, o homem pode transcender a matéria. De início ele recusava a ler a Bíblia, por considerá-la vulgar.
Aos 18 anos, foi morar com a mãe de seu filho, não se sabe porque nunca se casaram, talvez ela fosse ex-escrava, caso em que o casamento seria proibido pela lei romana. Com vinte anos, perdeu o pai e ficou como responsável pelo sustento das duas famílias.
Em 384 mudou-se para a Itália, onde teve contato com o neoplatonismo, que ajudou a convencê-lo a se reconverter ao cristianismo em 386. Converteu-se então à fé cristã, depois de conhecer a palavra do apóstolo Paulo, e batizou-se aos trinta e dois anos de idade.
Desistiu do cargo de professor