FICHAM 5 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

333 palavras 2 páginas
FICHAMENTO
NOME: DATA:
TITULO: DEFICIÊNCIA DE FERRO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MACHADOI, E, H, S; LEONEII C; SZARFARC S C. Deficiência de ferro e desenvolvimento cognitivo, Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. São Paulo, 2011 Disponível em: <: http://www.revistas.usp.br/jhgd/article/viewFile/20025/22111>. Acesso em: 29 out. 2014 RESUMO: Estudos concordam que a deficiência de ferro acarreta conseqüências deletérias para o desenvolvimento cognitivo. Nesse contexto escola é um espaço importante que visa à promoção da saúde. Dentre as principais carências nutricionais, a anemia destaca- se. Em escolares é particularmente deletéria, pois crianças anêmicas tem baixo rendimento escolar além de afetar desenvolvimento psicossocial, motor e cognitivo. Devidos ao comprometimento no transporte de oxigênio ao cérebro, alterando a neurotransmissão.
A deficiência de ferro determinada por muitos fatores sócios econômicos como escolaridade, renda e qualificação profissional, isso dificulta associação entre anemia e desenvolvimento cognitivo e motor. A maioria dos estudos desenvolveu-se entre lactentes. Alguns deles teve considerações sobre os efeitos no futuro, decorrente da anemia nos primeiros dois anos de vida sobre as funções mental, motor, social/emocional e neurofisiológicas. Uma alimentação carente de ferro pode alterar o desenvolvimento do sistema nervoso central como um resultado de alterações na morfologia, neuroquímica e bioenergética. Dependendo do estagio em que a carência do mineral ocorre, o quanto antes essa deficiência nutricional é corrigida, maior chance de reverter os efeitos adversos.
Na creche assistencial de Belo Horizonte, Minas Gerais uma pesquisa verificou-se que crianças anêmicas teve pior desenvolvimento na linguagem comunicativas e cognitivas. Porem, segundo os autores, esse resultado não pode ser aceito, pois pode ter sujeitado a inúmeras variáveis decorrentes da historia pregressa e atual das

Relacionados

  • Arnaldo nogaro - por que estudar filosofia
    9833 palavras | 40 páginas
  • Prgrama disciplinas
    35525 palavras | 143 páginas