Bombas Dosadoras
PRICILA DE ARAUJO
AMANDA BRAGA
KETLEN MAELY
TRABALHO SOBRE BOMBAS DOSADORAS
PROFESSOR: MARCONES
MOSSORÓ - RN 2014
Introdução
Bombas de maneira geral são equipamentos que têm por finalidade transportar, movimentar e aumentar a pressão de fluidos incompressíveis, levando-os de um ponto a outro. Existem muitos tipos, a classificação das bombas depende de vários aspectos como o tipo de acionamento, o tipo de fluido, dentre outros. Dentre eles, temos as bombas dosadoras. As bombas dosadoras são utilizadas sempre que líquidos tem que ser dosados com maior grau possível de precisão, com um volume definido e dentro de um período de tempo também definido.
As bombas dosadoras movem o líquido em taxas de fluxo ajustáveis. O termo bomba dosadora, pode se referir a um grande número de estilos de bombas. Embora, não haja coisa semelhante como uma bomba dedicada à medição, algumas bombas estão melhores equipadas para produzir taxas de fluxos ajustáveis do que outras. Como as bombas dosadoras conseguem bombear quantidades precisas de líquidos, elas são projetadas para serem livres de vazamentos e extremamente confiáveis. Basicamente, elas operam em dois movimentos distintos. Em primeiro lugar, a bomba faz o curso de admissão, puxando o líquido para a cavidade da bomba. Uma vez que o líquido é passado à válvula de retenção de entrada, a válvula se fecha a válvula de saída é aberta. A bomba, em seguida, descarrega o líquido.
As bombas dosadoras são utilizadas para bombear uma variedade de líquidos, produtos químicos e soluções, e são projetadas para atender a uma grande gama de necessidades. Várias bombas têm uma larga escala de pressão de saída, o que significa que a descarga pode variar muito. Dependendo do tipo de bomba, esse intervalo pode atingir até 5.000 psi. Em alguns casos, elas também são capazes de fluxo contínuo, em oposição ao fluxo pulsante. Várias bombas também são capazes de lidar com líquidos viscosos e podem executar em