estados
O presente trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina da Filosofia, terá como tema A Filosofia Politica de Santo Agostinho e São Tomas de Aquino, que fizeram parte da Filosofia Politica da Idade Media.
Objetivo do trabalho
O trabalho tem o objectivo de falar de um modo geral sobre a Filosofia Politica segundo Santo Agostinho e São Tomas de Aquino. Identificando a que cada doutrina defendia e as suas caraterísticasespecíficas.
Filosofia Politica de Santo Agostinho e São Tomas de Aquino
Santo Agostinho
Quem foi Santo Agostinho?
Aurélio Agostinho, em latim Aurelius Augustinus, nasceu em Tagaste, atualmente Suk Ahras,na Argélia, em 13 de novembro de 354, filho de Patrício, homem pagão e de posses, que no final da vida se converteu, e da cristã Mônica, mais tarde canonizada. Agostinho estudou retórica em Cartago, onde aos 17 anos passou a viver com uma concubina, da qual teve um filho, Adeodato. A leitura do Hortensius, de Cícero, despertou-o para a filosofia. Aderiu, nessa época, ao maniqueísmo, doutrina de que logo se afastou. Em 384 começou a ensinar retórica em Milão, onde conheceu santo Ambrósio, bispo da cidade.
Em sua vida e em sua obra, santo Agostinho testemunha acontecimentos decisivos da história universal, com o fim do Império Romano e da antiguidade clássica. O poderoso estado que durante meio milênio dominara a Europa estava a esfacelar-se em lutas internas e sob o ataque dos bárbaros. Em 410 santo Agostinho viu a invasão de Roma pelos visigodos e, pouco antes de morrer, presenciou o cerco de Hipona pelo rei dos vândalos, Genserico. Nesse clima, em que os cismas e as heresias eram das poucas coisas a prosperar, ele estudou, ensinou e escreveu suas obras.
Filosofia Politica segundo Santo Agostinho
A filosofia social e política de Santo Agostinho parte do princípio aristotélico, estóico e ciceroniano da sociabilidade natural do homem, à qual o dogma cristão da unidade da