Trabalho de reumatologia
O reumatismo acomete principalmente adultos e idosos, mas algumas das doenças atingem as crianças e jovens. E a evolução das doenças ocorre de forma crônica.
Denominam-se doenças reumáticas um grupo de moléstias que se caracteriza por dor e rigidez em algum setor do aparelho locomotor, incluindo as doenças difusas do tecido conjuntivo, que podem também acometer outros órgãos e sistemas e que estão também relacionados com os distúrbios dos sistemas imunológico.
Patologias
As doenças reumatologias acometem articulações, músculos, ligamentos, tendões, sem ter acontecido nenhum trauma, e o sistema imunológico, que agride os órgãos como, coração, rins, etc.. Entre essas doenças estão: Lúpus Eritematoso, Espondilite Anquilosante, Artrite, Artrite Reumatoide, Gota, Febre Reumática, osteoporose e outras.
O lúpus eritematoso sistêmico (LES ou lúpus) é uma doença autoimune do tecido conjuntivo, de causa desconhecida] que pode afetar qualquer parte do corpo. Assim como ocorre em outras doenças autoimunes, o sistema imune ataca as próprias células e tecidos do corpo, resultando em inflamação e dano tecidual. Uma a cada duas mil pessoas possui esse problema, sendo mais comum em mulheres negras e latinas
(atingindo 1 a cada 245).
A espondilite anquilosante é um tipo de inflamação dos tecidos conectivos, que por vez é responsável por uma inflamação das articulações da coluna e grandes articulações, como os quadris, ombros e outras regiões. A doença não possui cura, mas com tratamento precoce pode ser bem tolerada.
É uma doença inflamatória, de etiologia desconhecida, caracterizando-se pelo acometimento da coluna vertebral e sacroilíacas. Ascendentes, podendo atingir todos os segmentos vertebrais, causando limitação dos movimentos e invalidez. Ocorre lesão das articulações sinoviais e os ligamentos adjacentes às vértebras, especialmente nos pontos de inserção (enteses).
Artrite reumatóide, também conhecida como artrite degenerativa, artrite