Processo produtivo na fabricação de vinho
Qualidade
Nome: Áquila Rebouças Prof: Bernardo Laredo Turma: MAD 02
QUALIDADE NO PROCESSO PRODUTIVO
Manaus – AM
INTRODUÇÃO
O vinho é uma bebida alcoólica bastante consumida no mundo todo. É um fermentado de suco de uvas dos mais distintos tipos e classificações. No processo de fabricação do vinho, encontram-se várias etapas, dentre as quais, as mais importantes são: fermentação, trasfega, corte amadurecimento, clarificação, filtração e engarrafamento. As técnicas de produção de vinho vão desde os métodos artesanais até os mais elaborados, onde o controle do processamento possui maior relevância.
PLAN (PLANEJAMENTO)
Muitas decisões são tomadas pelo enólogo no decorrer da elaboração. As vezes até a utilização do corte (mistura de duas ou mais uvas ou de mesma uva mas de safras diferentes) é uma decisão técnica visando a correção de algum defeito ou o atingimento de um padrão. É muito importante para o tipo de vinho que se quer produzir (seco, suave, etc), bem como o agente de fermentação utilizado, a adição ou não de açúcar e o tipo de açúcar a ser utilizado nas devidas proporções, as condições de armazenamento entre outros. Os maiores produtores mundiais de vinhos são a França, a Itália e a Espanha e esses países cultivam mais de 2 milhões de hectares, enquanto que a área plantada dos onze maiores países produtores de uva é de 5 milhões de hectares.
Colheita e Seleção
Tudo começa logo após a colheita. A Vindima (época da colheita das uvas nos vinhedos) é o ponto inicial do processo produtivo. Até a colheita existem diversas etapas, mas em nenhuma delas há vinho, somente uvas viníferas. Logicamente que temos