Trabalho de redes
Redes Ópticas Passivas
Como estratégia de evolução tecnológica, as redes ópticas passivas podem ser utilizadas para aproveitar a base instalada de cabos de cobre e cabos coaxiais nas redes de acesso. Por esse motivo, estão se firmando como uma solução de grande potencial para as redes de acesso local. O acréscimo de serviços numa rede PON é simples. A principal vantagem da sua arquitetura está na redução dos custos de implantação e de manutenção, pela ampliação da largura de banda disponível sem a necessidade de aumento no número de componentes ativos na rede.
Fisicamente, distinguem-se entre si no ponto de encontro entre a rede de fibra óptica (operadora de serviços) e a rede do assinante. Pequenas e grandes empresas de telecomunicações como operadoras, provedores de serviços de Internet (ISP’s) e integradores de soluções para condomínios horizontais vêm investindo nesses sistemas ópticos.
O sistema de transmissão de uma PON apresenta três componentes fundamentais: • Terminal de linha óptica (OLT); • Unidade de rede óptica (ONT); • Rede de distribuição óptica (ODN).
A OLT e a ONT contém componentes ópticos e eletrônicos ativos, enquanto a ODN constitui a rede de distribuição passiva contendo a fibra, os divisores, os conectores, etc. A OLT é responsável pela gerência