Erros
Discentes: Edson Candido Jéssica Tamara Zequin Leonardo Francisco Rafael Lemes
Disciplina/Semestre: Introdução ao Laboratório de Química / 1°Semestre
Docente: Priscila Bonfim Gonçalves
LONDRINA – 2013
RESUMO
Experimento de medida do volume da agua destilada através da proveta, pipeta graduada e pipeta volumétrica, visando definir a exatidão e precisão de suas medidas, aplicando o estudo dos erros da química analítica, resultando na pipeta volumétrica como mais precisa, proveta como mais exata e a pipeta graduada um instrumento entre a proveta e pipeta volumétrica.
INTRODUÇÃO
Os experimentos químicos exigem, em grande parte, maior precisão e exatidão nos resultados. Porém essa qualidade nos resultados é alcançada pelo esforço e dedicação dos químicos analistas, pois erros durante o experimento podem alterar muito os resultados. Primeiramente para calcular-se um erro de medida, deve-se estabelecer quantos serão os algarismos significativos, ou seja, a quantidade de dígitos necessária para expressar os resultados de uma medida, independente da posição da virgula, lembrando-se de que quanto mais dígitos definidos como significativos maior a precisão da medida. Após essa definição as medidas são realizadas seguidas dos cálculos dos erros, procurando definir a precisão, que esta relacionada à repetitividade do procedimento com resultados iguais ou muito aproximados, e a exatidão, que é a relação do valor verdadeiro ou aceito como tal com o valor encontrado no experimento. Os erros são classificados em: a) Erro Absoluto, sendo a diferença entre o valor observado (X) e o valor aceito como verdadeiro (Xv).
E = X - Xv b) Erro Relativo, sendo o quociente entre o valor obtido no cálculo do erro absoluto (E) e o valor verdadeiro (Xv). Para apresentar o resultado em forma percentual multiplica-se por 100.
Er = [pic] x 100