Trabalho de Recursos Humanos
Avaliação de desempenho: John Akers, tentando encontrar alguma maneira de ressucitar a IBM, cada vez mais irritado e frustado nas tentativas, em 1991, agiu de forma grosseira dizendo a aproximadamente 50 gerentes, que estava fulo de raiva com os resultados, magoando os funcionarios que até então se dedicavam tanto no trabalho, dando a entender que eles eram os culpados, ao invés de se acalmar e motivar sua equipe, relatando dessa forma, que as coisas estavam realmente ruins, desmotivando-os, na hora que tinha que usar uma estratégia de motivação.
Planejamento: A IBM ignorou as estratégias que determinariam o rumo de alcançar seus objetivos e manter-se lider do mercado, continuando a expandir seus negócios comprando a Microsoft e a Intel que, ainda eram pequenas empresas, seria a melhor maneira de voltar no mercado dominando o setor que estava perdendo por causa de sua cultura de gestão. Por ser contra a cultura de comprar novas idéias a Big Blue deixou que Microsoft e a Intel se tornasse os seus maiores concorrentes, que foram os que a derrubaram no mercado.
Pesquisa salarial:A IBM pagava salários altíssimos aos seus funcionários, o que fazia com que a empresa gastasse dinheiro demais sem necessidade.Eles eram considerados a nata da sociedade e eram vistos como celebridades que geravam uma confortável situação em que eles não quisessem crescer dentro da empresa. O certo a ter feito, seria uma pesquisa salarial para poder pagar ao funcionário um salário justo dos cargos, assim diminuindo gastos exorbitantes da empresa.
Recrutamento: Durante 80 anos, a empresa só era dirigida por recolocação de cargos, ou seja, não contratava gerentes e dirigentes de fora da empresa.Com essa método, a IBM manteve John Akers no cargo durante muito tempo, o que desencadeou vários problemas dentro da empresa, já que John, não conseguia achar formas de alavancar os negócios e motivar sua equipe. A melhor forma pra IBM sair dessa situação, seria