trabalho de recursos hidricos
1.
Introdução
O sistema de drenagem projetado tem por objetivo o estudo, dimensionamento e detalhamento de dispositivos destinados à captação, condução e lançamento das águas pluviais que venham a incidir sobre a área de projeto.
2.
Concepção Básica
O sistema de drenagem projetado priorizou o escoamento superficial através dos elementos drenantes do sistema viário (sarjetas e sarjetões).
Na verificação de capacidade de escoamento das vias, a partir do trecho limite desta capacidade, foram previstas captações através de bocas de lobo interligadas a redes de galerias e poços de visita.
Os lançamentos foram distribuídos de forma a otimizar o traçado da rede e permitir também que as galerias não ficassem com profundidades elevadas de modo a não comprometer o lançamento. Estes lançamentos, por sua vez, foram posicionados em locais adequados e com segurança para que não houvesse interferências com outros equipamentos urbanísticos.
3.
Localização
A sub-bacia da Vila Maria, está localizada ao norte do município de São Paulo, fica situada na Bacia do Cabuçu de Baixo, com uma população de aproximadamente 16.877 habitantes, área de drenagem de 205 (há), domicílios part. Permanentes 5.856, densidade demográfica (pessoas/ha) 82,3, densidade domiciliar 2,9 pessoas/domicílios.
3.1.
Coleta de Dados
A delimitação das sub-bacias foi transcrita na própria base do projeto, acrescida de informações dos loteamentos adjacentes, obtidos junto à prefeitura local.
3.2.
Uso e Ocupação do Solo
A Bacia se encontra numa Zona Mista de Baixa Densidade, destinadas à implantação conjugada de usos residenciais e não residenciais, inclusive no mesmo lote ou edificação, segundo critérios gerais de compatibilidade de incômodo e qualidade ambiental que tem como referência o uso residencial. Desta forma, o Coeficente de escoamento superficial (C) adotado será 0,65.
3.3.
Estudo das Chuvas Intensas
Para a determinação da intensidade