asdsg

373 palavras 2 páginas
Música Modernista no Brasil
A música moderna surgiu na primeira metade do século vinte com o Modernismo, movimento que buscava uma nova forma de arte e um desligamento das formas tradicionais, e por isso, era basicamente experimental. Movimentos musicais modernistas: dodecafonismo (sistema de organização das alturas musicais), neoclassicismo e as escolas nacionais (que exploram o folclore de cada país)
No Brasil o Modernismo foi implantado na Semana de Arte Moderna em 1922, e lá foi possível encontrar exemplos de música moderna, que buscava romper com o sistema tonal (música estruturada a partir da eleição de uma das 12 notas da escala como a principal) e criar um tipo de música mais nacionalista.
Compositores
Heitor Villa-Lobos: é o principal compositor no Brasil e consolida a linguagem musical nacionalista. Criações com caráter brasileiro, folclore e incorporação de elementos das melodias populares e indígenas
O canto de pássaros brasileiros aparece em Bachianas nº 4 e nº 7. Em O Trenzinho Caipira, Villa-Lobos reproduz a sonoridade de uma maria-fumaça, e em Choros nº 8 busca imitar o som de pessoas numa rua.
Tom Jobim: um dos criadores e uma das principais forças do movimento da bossa nova.
Garota de Ipanema, Águas de Março, Pela Luz Dos Olhos Teus.
Chico Buarque: defendia que a música não tinha só compromisso estético, mas também deveria ter um compromisso ético de encarar os problemas do seu tempo.
O Meu Amor, Cálice, Apesar de Você.
Caetano Veloso: Liderou o movimento Tropicalismo, que renovou o cenário musical brasileiro e os modos de se apresentar e criar música no Brasil.
Tropicalia ou Panis et Circencis é um disco liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, acompanhados de artistas como Tom Zé,Os Mutantes.

Tropicália

Tom Jobim Villa Lobos em 22

Chico Buarque

Referencias:
http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/Jornal/Cultura/Ecos-do-modernismo-repercutidos-na-musica-brasileira-20377.html#.U2fbWfldU0J

Relacionados