Trabalho de RAD
Materiais e Métodos. O inventário de material combustível foi realizado na duas primeiras parcelas instaladas para o inventário florestal e no centro da unidade do plantio jovem.
Nas referidas áreas, foram instaladas três parcelas de 1m², para coleta de todo o material combustível presente sobre o solo mineral, de acordo com Soares e Batista (2007) o material combustível é qualquer material orgânico, vivo ou morto, sobre o solo ou acima, capaz de entrar em ingnição e queimar. Tanto o material vegetal morto como o vivo podem ser considerados como combustíveis florestias. As unidades amostrais foram alocadas no centro de cada parcela com o auxilio de duas trenas de 30 metros, posteriormente foi instalada a unidade amostral com quatro estacas de 1 metro, confeccionadas no local com o auxilio de um facão.
O material coletado foi acondicionado em sacos plásticos, posteriormente identificado, fechado e encaminhado para o Departamento de Engenharia Florestal (DEF), momento que foi separado e pessado em uma balança analítica para se obter a massa verde,
O material combustível foi separado da seguinte forma, Tabela 1
Tabela 1. Classes do material combustível.
Classes
Especificação
Classe 1
Folhas e raízes
Classe 2
Diâmetro menor ou igual a 0,7 cm
Classe 3
Diâmetros entre 0,7 e 2,5 cm
Classe 4
Diâmetros entre 2,5 e 7,6 cm
Classe 5
Diâmetros superiores a 7,6 cm
Posteriormente o material combustível foi alocado em estufa a 80 ºC por 64 hs, pessado e retirado a massa seca, e alocado novamente em estufa para comparação do teor de umidade, após 24hrs foram realizadas novas pesagens, constatando que não houve alteração significativa nos dados.
De posse dos valores de massa úmida e massa seca, determinou-se o teor de umidade Equação 1. Com os resultados obtidos, estimou-se o material combustível para hectare (Kg/ha).
Equação 1. Determinação do teor de umidade.