Sindrome Avental Branco
SÍNDROME DO AVENTAL BRANCO
DISCIPLINA: Manejo e Conservação da Fauna Silvestre
Santa Teresa
Fevereiro/2014
INTRODUÇÃO
A Síndrome do Jaleco Branco ou Síndrome do Avental Branco é caracterizada pelo estresse que pacientes sofrem ao estar diante de um profissional de saúde. Esta síndrome é descrita em humanos, mas se estende também aos animais, sejam eles domésticos, silvestres ou selvagens. Trataremos a seguir sobre o assunto, de forma sucinta.
3
1.-
O uso do Avental Branco:
Segundo Brandt LJ. (On the value of an old dress code in the new millenium. Arch Intern
Med. 2003) O início do uso de avental branco pelos médicos remonta ao começo do século
XX em países de hemisfério norte. Uma das razões para o uso seria a proteção das próprias roupas contra liquidos e secreções e a possibilidade de carregar utensílios nos bolsos.
Segundo (Kazory, 2008): O uso do jaleco branco começou em ambientes laboratoriais, por razões práticas de proporcionar uma barreira física com os objetos de trabalho.
- O branco, adotado pelos cirurgiões ao final do século XIX, permitia verificar se estavam minimamente limpos. Naquela época não existia a esterilização e não se pensava em contaminação ambiental. Com o passar do tempo e o avanço do conhecimento científico, o jaleco passou a ser utilizado por razões de pureza e limpeza, dentro das normas de biosegurança. 2.-
O que é a Síndrome do Avental Branco?
- Podemos descrevê-la em humanos, da seguinte maneira: A pessoa, quando vê o médico ou profissional de saúde usando a indumentária branca, desencadeia processos fisiológicos por conta do desconforto que associou a esse visual.
A associação da cor branca com desconforto se dá desde a época de recém-nascido e se estende ao longo da vida. Normalmente, o contato com esses profissionais - médicos, dentistas, enfermeiros - é acompanhado de desconforto ou dor e isso fica estabelecido no subconsciente, ocasionando a Síndrome do Avental Branco.