Projeto Ergonômico
Na maioria dos salões de beleza de pequeno porte os trabalhadores exercem mais de uma atividade específica, sentem-se cansados no final do dia de trabalho, os que trabalham em pé gostariam de alternar a postura no decorrer da jornada de trabalho e praticamente desconhecem o termo Ergonomia. Verificamos que é preciso adaptar os postos de trabalho para que sejam mais adequados ao trabalhador; que é importante conscientizá-los de que podem atenuar os efeitos da jornada com atitudes tais como, adotar postura correta, realizar ginástica laboral ou ainda alongamentos dos membros mais utilizados durante sua atividade no salão de beleza.
Cortar e secar cabelos, fazer escova, tingir, aplicar permanente e fazer unhas durante praticamente toda jornada de trabalho, na postura em pé ou sentada. O trabalho dos cabeleireiros e auxiliares, nos salões de beleza, exige esforço e movimentos específicos que, ao longo dos anos podem resultar em doenças ocupacionais.
Muitas vezes, os postos de trabalho não são adequados para que o trabalhador sinta-se à vontade ao realizar suas tarefas. Não estando em condições favoráveis, podem ter sua saúde prejudicada.
Slide 2
No caso dos salões de beleza a recepcionista não fica apenas atrás do balcão, ela tem outras funções e passa o menor tempo do seu dia sentado, portanto, o banco ergonômico seria a melhor opção, ele tem regulagem de altura, que neste caso é ideal, pois o balcão é muito alto, tem encosto para proporcionar conforto e apoio para as costas do profissional e melhora a postura.
Outro ponto a ser observado são os materiais que a profissional irá utilizar, neste caso, telefone, canetas e blocos de anotações devem estar sempre ao alcance de suas mãos, isto diminuirá o stress e a fadiga, no caso do uso de computador será necessário o uso de tela de proteção, mouse pad e apoio para digitação.
Slide 3
O profissional não deverá utilizar calçado de salto alto, pois a sobrecarga do peso ficará concentrada apenas