ANATOMIA DO COTOVELO
Introducao
O cotovelo é uma articulção que parece uma simples dobradiça, mas quando a complexidade dos movimentos e interação do cotovelo com o antebraço e punho são entendidas, fica fácil ver como as patologias do cotovelo podem trazer grande desconforto ao paciente. Para utilizarmos nossa mão no dia a dia, dependemos de um ombro e cotovelo móveis, estáveis e sem dor.
ESTRUTURAS IMPORTANTES
- Ossos e Articulações
- Ligamentos e Tendões
- Músculos
- Nervos
- Vasos Sanguíneos
OSSOS E ARTICULAÇÕES
O Cotovelo é composto por 3 ossos, o úmero (osso do braço), a ulna (osso mais largo do antebraço) e o rádio (osso do mesmo lado do polegar). Esta é uma articulação em dobradiça, com função principal de fletir e extender (dobrar). Mas existe uma segunda articulação dentro da articulação do cotovelo onde o rádio (cabeça do rádio) encontra com o úmero. Este articulação secundária do cotovelo é a responsável por rodarmos nosso antebraço com a palma da mão para cima ou para baixo. Este não é um movimento tão simples, é necessário que a cabeá do rádio rode sobre a ulna mas mantendo sua ligação com o úmero para manter a estabilidade.
SUPERFÍCIE ARTICULAR
Cartilagem articular é o tecido que recobre o osso em todas as articulações. A cartilagem é um tecido branco, brilhoso com consistencia emborrachada (muito parecida com a parte branca interna de um coco verde) e muito lisa, permitindo as superficies do ossos moverem umas contra as outras sem atrito e sem dano.
LIGAMENTOS E TENDÕES
Existem vários ligamentos importantes no cotovelo. Ligamentos são tecidos que conectam um osso a outro osso para manter estabilidade. Um conjunto de ligamentos ao redor de uma articulação forma a cápsula articular, formando uma bolsa firme ao redor da junta, mantendo o líquido sinovial (liquido lubruficante da articulação) e trazendo também estabilidade.
No cotovelo temos dois importantes ligamentos, o ligamento colateral medial (na parte de dentro