corrosao
Lista de exercícios sobre corrosão Nº 2
1) Explique o modo de funcionamento da proteção catódica por ânodos de sacrifício. Resp.: O metal a ser protegido é colocado em contato com um outro de potencial de oxidação maior que ele, que será o ânodo da pilha galvânica que se forma, e portanto “sacrificado” no lugar do metal que se quer proteger. 2) Explique o modo de funcionamento da proteção catódica por corrente impressa. Resp.: Nesse tipo de proteção liga-se a estrutura a proteger ao terminal negativo de um retificador de corrente contínua e a corrente é dispersa fazendo-se uso de ânodos inertes, que, por sua vez estão ligados ao terminal positivo do retificador.
3) Por que as soldas devem ser contínuas?
Resp.: Para evitar a formação de frestas que darão origem a pilhas de aeração diferencial.
4) Dê uma maneira de se evitar a corrosão por turbulência (ataque por impingimento). Resp.: Evitando a redução brusca do diâmetro de uma tubulação.
5) Dê uma maneira de se evitar a corrosão-cavitação.
Resp.: Evitando que se formem regiões nas quais o líquido seja submetido a quedas bruscas de pressão.
6) O que são inibidores de corrosão?
Resp: Substâncias ou mistura de substâncias capazes de reduzir ou eliminar a corrosão. Atuam impedindo ou retardando as reações catícas e/ou anódicas.
7) O que são revestimentos anódicos? Que tipo de proteção eles oferecem?
Resp.: São aqueles com potencial de oxidação maior que o metal que recobrem. Proteção catódica.
8) O que são revestimentos catódicos? Que tipo de proteção eles oferecem? Resp.: São aqueles que recobrem um metal com maior potencial de oxidação. Proteção anódica.
9) Revestimentos metálicos podem provocar corrosão galvânica? Quando isto acontece?
Resp.: Podem, quando o revestimento for catódico com relação ao metal. Se houver uma imperfeição, formar-se-á uma pilha, na qual o metal a ser protegido será corroído, pois se tornará o ânodo desta pilha.
Quanto