Como abrir uma empresa
Como abrir uma empresa
Onde registro a empresa?
Se a ocupação do empreendimento for empresarial e não intelectual, como no caso de profissionais autônomos, ele deverá ser registrado em vários órgãos.
Se a atividade empresarial for individual, será preciso obter registros nesses locais:
Junta Comercial;
Receita Federal;
Previdência Social;
Secretaria da Fazenda do Estado (para contribuintes do ICMS);
Prefeitura;
Sindicato.
Se a atividade empresarial for coletiva, será necessário obter registros nos mesmos locais. A diferença é que será preciso elaborar um contrato social e registrá-lo na Junta Comercial.
Preciso tirar licenças?
Sim, mas haverá diferenças de acordo com a natureza da atividade. Podem ser necessárias licenças ambiental (indústria), do Ibama (reflorestadora) ou liberação da Polícia Federal (segurança privada).
Quanto tempo demora para abrir empresa de micro ou pequeno porte?
De 30 a 40 dias, mais o prazo para saírem as licenças. A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas deveria abreviar esse périplo, pois prevê um cadastro único, em que todos os documentos seriam entregues a um só órgão, além de alvará provisório para atividades de baixo risco. Porém, isso depende de regulamentação municipal.
Em São Paulo, a prefeitura permite ao empreendedor emitir, gratuitamente e pela internet, a licença de funcionamento, com a Licença Eletrônica de Atividades.
A medida vale apenas para os negócios abrigados em imóveis com até 1.500 m² e para atividades compatíveis com vizinhança residencial.
Fonte: Especial "Guia do Empreendedor", publicado na Folha de S.Paulo
Plano de negócios
É no plano de negócios que o empreendedor define como vai tirar sua ideia do papel. Para desenvolvê-lo, é preciso refletir sobre objetivos e levantar informações importantes para o novo negócio.
Nesse plano, o empreendedor deve definir seu setor de atividade, o sistema tributário e a origem do capital que será