Manual de precauções e isolamento
12
Manual de Precauções e Isolamento
CCIH
Sistema Assistencial de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança – SASMC
12
Manual de Precauções e Isolamento
CCIH
MANUAL DE PRECAUÇÕES E ISOLAMENTO
O objetivo deste manual é orientar os profissionais de saúde do SASMC quanto a recomendação de medidas de precauções e isolamento, prevenindo a disseminação de patógenos no ambiente hospitalar, visando assim o controle da infecção nosocomial. Tais orientações devem ser obrigatoriamente colocadas em prática pelos profissionais da instituição.
Elaboração
Equipe da CCIH/SASMC
Rio Branco
Junho/2012
Precauções e Isolamento
A prevenção da disseminação de microorganismos patógenos no ambiente hospitalar exige a necessidade de instituir e manter medidas de controle durante o período de transmissibilidade para cada doença em particular. Tais medidas devem ser aplicadas em todas as situações de atendimento a pacientes, independente de suspeita de doença transmissível. Portanto, é dever do profissional de saúde assistente estabelecer as medidas de precauções adequadas (ver anexo 01).
Um sistema de precauções tem o objetivo básico de prevenir não somente a transmissão de um microorganismo de um paciente para outro, como também de um paciente para o profissional de saúde. Este sistema de precauções pode ser classificado em dois tipos básicos:
Precauções Padrão Devem ser aplicadas no atendimento a todos os pacientes; na presença de risco de contato com sangue, fluídos corpóreos, secreções e excreções (exceção: suor); pele com solução de continuidade, e mucosas.
Precauções Específicas
Elaboradas de acordo com o mecanismo de transmissão das patologias e designadas para pacientes suspeitos ou sabidamente infectados ou colonizados – por patógenos transmissíveis e de importância epidemiológica – baseada em três vias principais de transmissão: transmissão por contato,