Mrp - como funciona
Prof. Luiz Sávio G. Xavier
MRP
O propósito do PCP é garantir que os processos de produção ocorram eficaz e eficientemente e que produzam produtos e serviços conforme requeridos pelos clientes.
Prof. Luiz Sávio G. Xavier
MRP
Definição ► MRP provém do inglês (Material Requirement Planning) e significa “Planejamento das Necessidades de Materiais”. ► É uma ferramenta que surgiu na década de 60 e transforma a previsão da demanda de um produto em uma programação das necessidades dos seus componentes. ► Assegura ainda que estes componentes sejam providenciados no tempo certo de modo que se possa executar os processos de produção.
Prof. Luiz Sávio G. Xavier
MRP
Objetivos ► Cálculo das necessidades de forma a permitir os cumprimentos de prazos de entrega dos pedidos dos clientes com mínima formação de estoque ► Planejamento das compras e produção dos componentes para ocorrer nos momentos e nas quantidades necessárias, nem mais, nem menos, nem antes e nem depois.
Prof. Luiz Sávio G. Xavier
MRP
Vantagens ► Diminuição dos estoques ► Melhor controle da produção e encomendas ► Estrutura formal de dados e procedimentos ► Simulações Desvantagens ► Não otimiza custos de aquisição de materiais ► Risco de parada da produção ► Pacotes de softwares padronizados
Prof. Luiz Sávio G. Xavier
MRP
Conceitos Importantes do MRP
► Demanda Dependente → demanda diretamente associada ou decorrente de uma lista de materiais, de outros artigos ou produtos finais. Pode ser calculada, por isso não precisa de previsão.
► Demanda Independente → necessidade de um item não relacionada a outros.
Prof. Luiz Sávio G. Xavier
MRP Conceitos Importantes do MRP ESTRUTURA DE PRODUTO (BOM)
BIKE
2X
QUADRO
RODA
ARO
PNEU
É uma lista de todas as submontagens, componentes intermediários, matériasprimas e itens comprados que são utilizados na fabricação e/ou montagem de um produto, mostrando as relações de precedência e quantidade de cada item