Segurança do trabalho
Produtos utilizados no processo de soldagem
1. Fumos: As partículas sólidas que são produzidas em conseqüência da vaporização e derretimento do eletrodo consumível, apresentando tamanhos reduzidos, entre 0,01 e 1,0 mícron, compõem os fumos de soldagem.
Causas: Irritação do trato respiratório ou febre pro fumos metálicos, sendo esses problemas de curto prazo,e,de longo prazo siderose.
Proteção: Proteção do empregado com a diluição dos fumos através de ventiladores, ou o uso de máscaras com filtros.
2. Gases: Um dos gases produzidos durante os processos de soldagem é o ozônio, uma forma instável de oxigênio, produzido pela influência da radiação ultravioleta.
Causas: Pode causar falta de coordenação e confusão mental.
3.Partículas: Partículas maiores que são produzidas, geralmente, na preparação e finalização de trabalhos de soldagem, quando também são usados equipamentos como esmerilhadeiras, rebolos e outros abrasivos.
Causas: Podem atingir os olhos ou produzir irritação na pele.
4. Radiação: As maiorias dos processos de soldagem, especialmente os que utilizam arco elétrico, produzem radiação visível e invisível. Outros processos que podem produzir radiação são os de corte, como corte oxi-acetilênico, plasma e laser, entre outros. São produzidas: radiação ultravioleta, infravermelha e, em alguns processos, raios-X.
Causas: Pode causar ofuscamento e levar à perda da visão, ocorrência de danos aos olhos e à face.
Proteção: Uso de roupas de trabalho que cubram braços, pernas e o peito, avental e luvas de couro, creme para a pele e, no caso de radiação ionizante, é utilizado avental com camada de chumbo. Uso de máscaras com visores que apresentam filtros, havendo um filtro adequado à luminosidade produzida por cada processo de soldagem.
5. Emissões eletromagnéticas: Os campos eletromagnéticos podem ser gerados por equipamentos elétricos de soldagem e podem afetar outros equipamentos, como