Trabalho De Pesquisa
Mamografia: Bi- Rads
A mamografia é um exame de raio X que serve para visualizar a região interna das mamas. Deve ser realizado em todas as mulheres com idade igual ou superior a 40 anos, todos os anos.
Os resultados da mamografia, de acordo com a classificação, utilizam o sistema BI-RADS (Bi-Rads é uma sigla de expressão inglesa que pode ser traduzida por Sistema de Dados e Relatório de Imagens de Mama) e dividem-se em BI-RADS 0, BI-RADS 1, BI-RADS 2, BI-RADS 3, BI-RADS 4, que se pode subclassificar ainda em A, B ou C, BI-RADS 5 ou BI-RADS 6. Nesta classificação, o BI-RADS 0 indica a necessidade de realizar uma nova imagem da mama para maiores esclarecimentos e o BI-RADS 1 indica exame negativo, não havendo nenhuma alteração mamária. Existe suspeita de câncer de mama a partir do BI-RADS 4.
Mamografia: Linfonodos Mamários Linfonodo que também recebe o nome de gânglio linfático é um pequeno órgão de defesa. Os linfonodos estão dispostos em diversos pontos “estratégicos” da rede linfática. Os linfonodos atuam na defesa do organismo humano e participam da produção de anticorpos. Quando a linfa passa pelo linfonodo ela é filtrada e partículas como vírus, bactérias e restos celulares são fagocitadas pelos linfócitos e macrófagos existentes nos linfonodos. Na vigência de uma infecção os linfonodos próximos ao local incham, formando as ínguas. É possível, muitas vezes, detectar um processo infeccioso pela existência de linfonodos inchados. O linfonodo também serve como órgão responsável pela barreira (linfonodo sentinela) de contenção de células neoplásicas (células tumorais malignas) levando ao inchaço e invasão do tumor nos linfonodos.