TRABALHO DE Química
TRABALHO DE
QUÍMICA
Determinados elementos químicos, por possuírem núcleos instáveis (quando não há equilíbrio entre as partículas que o formam), liberam raios do tipo gama, capazes de penetrar profundamente na matéria.
É o caso do combustível usado nas usinas nucleares, como urânio e plutônio .
Quando exposto a esse tipo de radiação, o corpo humano é afetado, sofrendo alterações no DNA das células.
A radiação tem a capacidade de alterar a característica físicoquímica das células. As mais afetadas são as células com alta taxa de proliferação, como as reprodutivas e as da medula que são mais radiossensíveis. Os efeitos da radiação são classificados como agudos ou crônicos. Os crônicos se manifestam ao longo de anos após uma exposição não direta mas significativa de radiação.
Já os agudos são imediatos. Ocorrem naqueles indivíduos que tiveram contato com o material radioativo ou que se expuseram a grande quantidade de radioatividade.
Pesquisadores apontam que as alterações no DNA das células podem se estender por gerações.
Pesquisas recentes com netos de sobreviventes do ataque nuclear a Hiroshima (Japão), durante a Segunda
Guerra Mundial, apontaram alta taxa de infertilidade.
A explicação estaria no fato de que as células reprodutoras são muito sensíveis e especialmente afetadas pela radiação.
Em Hiroshima foram mortas mais de sessenta mil pessoas, e em Nagasaki a fumaça subiu a mais de seis mil metros, formando o famoso cogumelo, e o calor e o fogo queimaram as pessoas e as casas.
Efeitos da Bomba nas pessoas:
Náusea, vomito e diarréia
Catarata
Perda de cabelo
Leucemia
Câncer
Infertilidade
Deficiências congênitas.
Etc...
As bombas nucleares ou bombas atômicas são letais e extremamente nocivas quando explodidas podem dizimar espécies, causar danos no solo fazendo ele ser impróprio para vida por um longo período de tempo, a radiação além de impedir o desenvolvimento de seres
em