Individualização
1-O que se entende por individualização da psicologia social nos Estados Unidos? “O individualismo é em si mesmo o produto de um tipo particular de sociedade. Individualismo e socialização aparecem lado a lado nas psicologias sociais de G.H. Mead como de F.H. Allport”.
2-De acordo com o texto, que fatores contribuíram para que ela acontecesse?
“O renascimento é uma raiz fundamental da psicologia social moderna, pelo menos em suas formas psicológicas. Possui um valor central em algumas culturas ocidentais do que em outras culturas; por exemplo, nos Estados Unidos”.
“No ramo ocidental da cristandade, a Reforma reforçou a causa do individualismo”.
“Gordon Allport (cognitivista)”.
“Floyd Allport (behaviorista)”.
“Europeus; Chegada de cientistas, pesquisadores, psicólogos (Gestalt) - sociais que se opuseram aos behavioristas”.
3-Quais as consequências desse processo para a prática da psicologia na atualidade?
Durante o período da guerra fria, o individualismo tornou-se a ideologia do ocidente e o comunismo a ideologia do leste. Este fato, acredito eu, levou a distorções grosseiras no desenvolvimento das ciências sociais em ambos os lados da antiga cortina de ferro. Quando tanto o indivíduo como a comunidade transformam-se em polo privilegiado, torna-se impossível equacionar o relacionamento entre individuo e comunidade. Agora que a guerra terminou, há necessidade de uma reavaliação conceitual, tanto no antigo ocidente como no antigo leste. Esta questão, entretanto, situa-se fora do período histórico estudado neste livro. No começo da era moderna da psicologia social nos Estados Unidos, que ainda se inclui em nosso âmbito, as atividades do Senador McCarthy tiveram realmente um efeito perceptível no desenvolvimento das ciências sociais. Penso que a história deste período ainda precisa ser escrita. Foi neste contexto (ver acima) que as ciências sociais acharam que era melhor serem conhecidas