Trabalho de química
Nomes: Leonardo Nunes Pan – 15
Letícia Arruda Santos de Oliveira – 16
Vanessa Machado Soares – 29
Prof.: Régis
3ºAno C
Petróleo
Origem do Petróleo
O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram-no em massas homogêneas viscosas de coloração negra, denominadas jazidas de petróleo.
O Refino
O petróleo bruto tal como sai do poço, não tem aplicação direta. Para utilizá-lo, é preciso fracioná-lo em seus diversos componentes, processo que é chamado de refino ou destilação fracionada. Para isso, aproveitam-se os diferentes pontos de ebulição das substâncias que compõem o óleo, separando-as para que sejam convertidas.
O Processo do Refino
O processo começa pela dessalinização do petróleo bruto em que são eliminado os sais minerais. Depois, o óleo é aquecido a 320ºC em fornos de fogo direto e passa para as unidades de fracionamento, onde podem ocorrer até três etapas diferentes. A etapa principal é realizada na coluna atmosférica : o petróleo aquecido é introduzido na parte inferior da coluna junto com vapor de água para facilitar a destilação. Desta coluna surgem as frações ou extrações laterais, que ainda terão de ser transformadas para obter os produtos finais desejados. A maioria dos produtos é a seguir objetos de tratamentos suplementares para melhorar sua qualidade: reforma catalítica, hidrodessulfuraçao. É obtida finalmente toda uma serie de produto dos que respondem as necessidades dos consumidores: carburantes, gasolinas especiais, combustíveis e produtos diversos em produtos finais.
No que consiste o processo de craqueamento do petróleo
O processo de craqueamento do petróleo é constituído fundamentalmente de uma reação de quebra (cracking)