trabalho de química
Pode ser obtida a partir de vegetais ricos em açúcar, como a cana-de-açúcar, a beterraba e as frutas do amido, extrato da mandioca, do arroz e do milho, e da celulose extraída da matéria principalmente dos eucaliptos.
A maior parte do álcool produzido é obtida através da cana-de-açúcar. A mandioca também é utilizada em menor escala.
1 hectare de cana-de-açúcar produz 3.350 litros de álcool
1 hectare de mandioca produz 2.550 litros de álcool
1 hectare eucalipto possui em média 20 toneladas, que produz 2.100 litros
Açúcar
A matéria-prima para a produção do Açúcar Cristal Extra Fino é o caldo da cana-de-açúcar, proveniente das moendas, o qual é submetido às etapas de aquecimento, sulfitação, calejem e decantação, visando à obtenção de um caldo limpo e transparente.
Este caldo é concentrado, flotado e novamente concentrado até o aparecimento dos cristais de açúcar, os quis chegam ao tamanho desejado através de duas etapas de cozimento e centrifugação para eliminação dos méis. O açúcar obtido, composto de cristais brancos e regulares, passa pelos processos de secagem, resfriamento, peneiramento e ênfase. Uma etapa final de reclassificação por peneiras permite a obtenção de um produto final com cristais finos homogêneos.
O que produz essa atividade industrual ?
- Álcool
Álcool usado como combustível, bebida, e na indústria química, farmacêutica e de cosméticos, extraem-se levedura, mel, ácido cítrico, ácido lático, glutamato monossódico e desenvolve-se a chamada alcoolquímica – as várias alternativas de transformação oferecidas pelo álcool etílico ou etanol. Do etanol podem ser fabricados polietileno, estireno, cetona, acetaldeído, poliestireno, ácido acético, éter, acetona e toda a gama de produtos que se extraem do petróleo. Seu variado uso inclui a fabricação de fibras sintéticas, pinturas, vernizes, vasilhames, tubos, solventes, plastificantes, etc.
- Açúcar