america latina
Na América espanhola a partir a partir do sec.XVIII começaram a surgir movimentos revolcionários indígenas contrários à exploracão colonial. Um dos movimentos se destacou, ele foi liderado Túpac Amaru II, o movimento foi muito reprimido. O Perú era o "centro de rebeliões" era fonte de problemas espanhóis, já que era o país (colônia) que mais se rebelava.
· A organização política e ecônomica nas colônias
No final do sec XVIII, os domínios espanhóis na América encontravam-se divididos, e as maiores fontes de renda eram a mineração, a agricultura e a pecuária. apesar do desnvolvimento q houve a maioria da população não aproveitava esse desenvolvimento, apenas uma elite de chapetones e criollos, que controlavam cerca de 15 milhões de pessoas, em sua maioria mestiços, indios e africanos (escravos).
· A revolução chega à América
Os acontecimentos na Europa napoleônica afetaram as colônias americanas ja que napoleão e seu exército não eram a favor dos domínios colôniais que alguns dos países europeus possuíam, e a Inglaterra queria que a américa fosse livre, pelo menos comercialmente, para poder fazer comércio com tais países até então colônias. Assim os franceses, principalmente, reforçaram a "vontade de se libertar" e suas lutas praticamente se baseavam nos conceitos do liberalismo frances.
· As guerras pela independência
Entre 1810 e 1815 algumas captanias e alguns vice reinados realizaram várias revoltas para tentatem virar independentes. As rebeliões eram lideradas por criollos e não tinham exército organizado. Além disso cada pessoa tinha seu ideal de liberdade diferente.
Criollos liberdade era: liberdade política e econômica, assim poderiam escolherparceiros comerciais etc. Para os indígenas não significava liberdade da metropole e sim o fim de tributos e promessa de melhores condições de vida e trabalho.
· San Martín e Simón Bolivar: lideres da idpendencia
Em 1816 as Províncias Unidas do Rio da Prata declarou