Trabalho de Química - Pressão Atmosférica
Pressão atmosférica
Pressão é a relação entre a força exercida em uma dada superfície e a área dessa superfície. A chamada pressão atmosférica é bem mais complexa e varia de acordo com a altitude. Ela existe porque a Terra é recoberta por uma camada de ar com aproximadamente 800 km de espessura que exerce pressão sobre tudo que está no planeta.
Essa camada se modifica com a altitude e fica mais rarefeita em certos lugares, por exemplo, em regiões de grande altitude existe uma menor quantidade de partículas de ar por unidade de volume, sendo assim, a pressão diminui.
Você já deve ter observado que quando jogadores brasileiros disputam competições em lugares de altitude elevada, sentem um desconforto, fadiga, falta de ar e alguns chegam até a sangrar as narinas. Esse fato é explicado pela diminuição do número de partículas de ar, o que causa problemas para pessoas que não estão acostumadas a essas condições.
Exemplos de regiões com altitudes elevadas: Bolívia, China, Colômbia, Equador, Estados Unidos.
O que é Altitude:
Altitude é a distância vertical medida entre um determinado ponto, e o nível médio do mar. A altitude e a temperatura do local em que ela é mensurada são grandezas inversamente proporcionais, pois quando a altitude aumenta, a temperatura ambiente diminui aproximadamente 1 grau Celsius.
A distância vertical entre um ponto da superfície terrestre (por exemplo, o cume de uma montanha) e o nível do mar (superfície do mar), é conhecida como altitude absoluta. Altitude relativa é a altitude de uma montanha em relação ao fundo de um vale ou a diferença de altitudes entre duas montanhas.
A Terra é aproximadamente esférica, com um ligeiro achatamento nos pólos, e para se definir a altitude de um ponto sobre a Terra define-se uma esfera, com um raio de 6378 km.
A altitude pode ser dividida em ortométrica e