engenheiro de petróleo
O Engenheiro de Petróleo e Gás é apto a executar e fiscalizar levantamentos geofísicos, bem como preparar e interpretar os dados. Pode também atuar em operações de perfilagem de poços e na interpretação dos perfis resultantes.
Sua formação permite atuar nas plantas de produção de hidrocarbonetos e fiscalizar as operações de perfuração e completação de poços, bem como programar as mesmas. Além disso, poderá efetuar análises de reservatórios e testes de formação e de produção.
Engenheiro de Petróleo e Gás pode atuar em atividades de "UPSTREAM" - Exploração, Produção e Beneficiamento Primário - de Petróleo e Gás Natural. De forma ampla, o profissional de Engenharia de Petróleo e Gás poderá atuar em empresas operadoras de campos de petróleo, prestadoras de serviços, departamentos de tecnologia e pesquisa em petróleo e gás dos setores público e privado ou ainda prosseguir na carreira acadêmica, ingressando em cursos de Pós-Graduação.
O curso Técnico em Petróleo e Gás, objetiva formar profissionais com habilidades para desenvolver as seguintes tarefas em seu dia a dia:
Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, estabelecendo estratégias de solução inerentes à área de petróleo e gás; Ter iniciativa e responsabilidade, exercer liderança, saber trabalhar em equipe, ser criativo e ter atitude ética; Compreender os fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, articulando os conhecimentos de áreas afins, com vistas à operação e manutenção da produção do petróleo e gás natural; Aplicar os fundamentos da exploração e produção do petróleo e gás natural; Aplicar os