Trabalho De Quimica
Acidez e ensaio Microbiológico
Professor Marcelo Rodrigues.
Equipe:
Diego de Oliveira Nº 07
Fernando Machado Nº 08
Guilherme Torres Nº 13
José Guilherme Góis Nº 17
Sumário
Introdução 3
Objetivo 6
Materiais e reagentes 7
Procedimento experimental 8
Resultados e Discussão 12
Questões 13
Conclusão 16
Referencias bibliografias 17
Introdução
O pH (potencial hidrogeniônico) do solo serve para avaliar as condições de um solo: ácido, neutro ou alcalino. A escala de pH vai do 1 ao 14, sendo 7 a neutralidade, abaixo de 7 a acidez e acima de 7 a alcalinidade. A faixa ideal de pH para o desenvolvimento das plantas é de 6,0 a 6,5.
O pH do solo exerce importantes influências nas plantas em geral, a acidez está ligada até mesmo à produtividade do solo. Solos muitos ácidos não são férteis, é por isso que é de costume dos agricultores fazerem queimadas das plantações para neutralizar o pH do solo. Isso é possível pelo fato das cinzas produzidas serem alcalinas.
É válido enfatizar que o pH do solo varia de acordo com a região em que está localizado, as regiões ricas em calcário correspondem aos solos alcalinos (pH maior que 7). Os solos argilosos provenientes de regiões úmidas como margem de rios e pântanos são ácidos (pH menor que 7).
O Cerrado apresenta um pH ácido, variando de 4.3 a 6.2 aproximadamente. Isto ocorre pelo fato de que no latossolo (são solos minerais, homogêneos, com pouca diferenciação entre os horizontes ou camadas, reconhecido facilmente pela cor quase homogênea do solo com a profundidade. Os Latossolos são profundos, bem drenados e com baixa capacidade de troca de cátions, com textura média ou mais fina e, com mais frequência, são pouco férteis.) do Cerrado há altas quantidades de alumínio e há baixa disponibilidade de nutrientes essenciais.
A alteração do pH do solo causa dois problemas principais: influencia na indisponibilidade dos nutrientes, como no caso do fósforo; e gera a toxicidade de