TRABALHO DE QUIMICA
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
Determinação da Tensão Superficial
ROTEIRO 06
ADRIANA DE SOUZA
ANDREI DINIZ DIAS
ANDRESSA DINIZ DA SILVA
GABRIELA SILVA RIBEIRO
RESENDE
2015
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
Introdução
As moléculas na superfície de um líquido estão sujeitas a fortes forças de atração das moléculas interiores. A resultante dessas forças, cuja direção é a mesma de plano tangente à superfície, atua de maneira a que a superfície líquida seja a menor possível. A grandeza desta força, atuando perpendicularmente ao plano na superfície é entendida por tensão superficial ( ).
Um dos métodos mais utilizados para medir a tensão superficial é o método do peso da gota. Este método, assim como todos aqueles que envolvem separação de duas superfícies, depende da suposição de que a circunferência multiplicada pela tensão superficial é a força que mantém juntas as duas partes de uma coluna líquida. Quando esta força esta equilibrada pela massa da porção inferior, a gota desprende-se.
Na prática, o peso da gota obtido, é sempre menor que o peso da gota ideal. A razão disto torna-se evidente, quando o processo de formação da gota é observado mais de perto.
OBJETIVOS GERAIS
Obter a tensão superficial através do uso do método da gota.
Material Necessário:
1- Bureta de 50 mL
2- Água destilada
3- Acetona
4- Álcool
5- Béquer 250 mL
MÉTODOS
Para iniciarmos o experimento deveríamos primeiramente encher a bureta de 25 ml com o líquido escolhido pelo professor e com o escoamento controlado através da torneira, deixar que o líquido chegasse a um ponto estipulado, para que a partir deste ponto, começássemos a contar o número de gotas presente em 4 mL do líquido. Foram realizadas 3 contagens para cada líquido, sendo calculada a média de cada um.
Os 3 líquidos utilizados foram: água, acetona e