Trabalho de quimica
Nesse trabalho, vamos ver como são as separações de misturas utilizadas para separar substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. É realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas.
Conclusão
Vimos que algumas misturas ocorrem dentre delas mesmo como exemplo a sifonação ocorre dentro da decantação. Os métodos para que isso se concretize são muitos, dissolução fracionada, flotação, catação decantação entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de sistema, que pode ser dividida basicamente entre homogêneo e heterogêneo.
Os métodos de separação ou análise imediata, podendo ser de modo mecânico ou por processos físicos, são técnicas que se utilizam de conhecimentos de propriedades e constantes físicas para separar os componentes de um sistema.
Métodos de separação de misturas
Peneiração
A tamisação ou peneiração, como é mais conhecido, é um processo de separação de mistura sólidas, onde os sólidos têm dimensões diferentes e é usada também para desfazer aglomerados de alguma substância que está aglumerada por algum motivo.
A peneiração é feito com uma peneira, também chamada de tamises. Este processo é muito usado na fabricação de medicamentos manipulados, em construções civis onde o pedreiro separa a areia das sujeiras (pedras, folhas, etc.), para desfazer aglomerados da farinha de trigo antes de preparar um bolo e em vários outros lugares.
Ex:areia fina da areia grossa
Levigação
Levigação é um método de separação de sistemas heterogêneos de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia. Usa-se uma rampa de