Evoluçao dos computadores
Em 30 anos a evolução dos computadores portáteis foi impressionante. Conceitualmente o formato e as funcionalidades começaram a ficar claras muito cedo mas a tecnologia existente impunha fortes limitações. Conheça como a evolução tecnológica permitiu que o conceito portátil fosse avançando ao longo dos anos.
[pic]
Osborne 1, computador que foi lançado no dia 3 de abril de 1981 (por Adam Osborne) e que ficava em uma espécie de mala, com direito até de uma alça para carregá-lo por aí, quando fechado.
[pic]
O computador vinha com um processador de 4 MHz, tela monocromática de 5 polegadas, 64 Kb de memória RAM, dois drives de disquete e com a opção de incluir uma bateria (sim, ela era opcional).
Com apenas cinco polegadas de tela, ela é pequena assim para facilitar o transporte do aparelho, quando pequena ela é mais resistente e leve. No total o “notebook” tinha aproximadamente 10,89 quilos e custava US$ 1.795,00.
[pic]
O Commodore SX-64, apesar de ser portátil (entenda como item que é possível carregar de uma forma inteligente, repare que ele tem até uma alça para carregar), precisava ser ligado a uma fonte de energia elétrica. Lançado entre 1983 e 1984, o computador tinha uma tela minúscula e um processador de 1 MHz (atualmente, qualquer computador à venda tem mil vezes mais velocidade que o do Comoodore). Ele pesava 10,5 Kg
[pic]
O Dulmont Magnum é considerado um dos primeiros computadores portáteis do mundo. Desenvolvido por uma empresa australiana chamada Dulmision, ele começou a ser vendido no país no início da década de 80. Ele vinha com o sistema DOS e, segundo uma propaganda do computador, ele servia, basicamente, para digitar textos e editar planilhas. Apesar do pioneirismo, o computador foi um fracasso: um dos problemas é que os engenheiros não conseguiram fazer com que ele tivesse uma bateria acoplada. Por essa razão, ele só pesava 4,8 Kg, mas tinha que ser ligado na rede elétrica como qualquer desktop