Resumo para estudo
Microeconomia: estuda as escolhas feitas pelos agentes econômicas e a forma como estas escolhas afetam o mercado de bens e serviços.
Macroeconomia: estuda a economia como um todo. Busca entender como a economia nacional funciona; envolve grandes debates sobre apolítica econômica e visa melhorar o ambiente sobre o qual se tomam as decisões de negócios.
Sistema socialista: Neste sistema os problemas econômicos fundamentais são resolvidos pelo planejamento central do governo e todos os fatores de produção são propriedade do governo.
A quantidade de bens produzidos na economia socialista é determinada pelo governo e não pelo sistema de preços.
Sistema capitalista: Neste sistema predomina as forças de mercado (oferta e demanda), existe a propriedade privada dos fatores de produção e a livre iniciativa é estimulada
Evolução do Pensamento Econômico:
Mercantilista: Acumulo de metais acabou estimulando guerra exacerbando o nacionalismo e mantendo a constante presença do estado nos assuntos econômicos.
Fisiocratas: Centrado na agricultura, acreditava que somente a terra tinha a capacidade de multiplicar um produto.
Marxista: Desenvolve uma teoria de valor do trabalho, a teoria de mais valia. O capital aparece como burguesia e a outra classe social é o proletariado, que é obrigada a vender sua força de trabalho, dando a necessidade de produzir o necessário para sobreviver.
Neoclássico: Definição da produção pelo principio microeconômico
Explicavam o valor da mercadoria pela utilidade.
Teoria Keynesiana: Com o aumento expressivo do desemprego e da miséria. John Keynes opinou que laissezfaire e a mão invisível haviam falhado e o mercado não era autorregulado, assim, se houvesse produção maior que a demanda, deveria haver intervenção do Estado no sentido de conduzir a demanda efetiva, aproximando–a da oferta.
O que há de mais recente nas discussões econômicas é a questão da sustentabilidade, entendida como a