Resumo para estudo
O varejo agropecuário tradicional conta com lojas com mix de produtos diversificado, pois são lojas são centradas a pequenos produtores e menos ao consumido final.
Muitas lojas apresentam um diferencial como assistência técnica e consultoria como isso elas saem na frente e pode chegar ate o varejo de uma diferenciada.
O estudo foi realizado com o objetivo geral de mostrar que os fabricantes preocupados em capacitar e estarem próximos de distribuidores buscam entender as suas características e discutir os desafios gerenciais para crescimento conjunto.
O artigo tenta levantar o que são aspectos críticos de gestão no varejo agropecuário brasileiro atual e como um conjunto relevante de distribuidores se avaliam quanto a estes aspectos, fornecendo o estágio de desenvolvimento de gestão do varejo neste setor.
Através das análises de dados, os principais desafios na cadeia de distribuição agrícola e agropecuária citados pelos gestores das revendas foram a gestão financeira, que inclui a gestão administrativa, margens e riscos das revendas, a venda direta da indústria para o produtor e capacitação dos funcionários.
Além dessa análise, foi realizada uma análise classificatória por região. Na região Norte, o principal desafio encontrado foi a falta de treinamento e apoio por parte da indústria. A região Nordeste apresenta desafios como gestão administrativa, imagem das revendas e informações sobre pecuária. O sudeste por sua vez apresenta um diferente leque sobre os desafios, os quais incluem as vendas diretas, as políticas diferenciadas para pools de compra, gestão administrativa, aumento da oferta de genéricos e inadimplência. O principal desafio do sul é a pressão ambiental e o Barter (operação de troca) enquanto no Centro-Oeste foi encontrado a venda direta, a diferenciação em serviços, a pressão ambiental e o