Case tertuliano
Ética na gestão empresarial
Case: Tertuliano
1) Houve Assédio Moral? Em que momento? Justifique.
Sim. No momento em que a noticia de que Tertuliano havia agido eticamente diante do suposto assédio sexual sofrido por ele e esta noticia se propagou dentro da empresa fazendo que virasse alvo de piadas constantes e brincadeiras de mau gosto por parte de seus colegas de trabalho. O fato de que ele tenha passado por exposição a situações humilhantes e constrangedoras durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, juntamente com a criação disso tudo por relação hierárquica autoritária e assimétrica, desestabilizou a relação da vitima com o ambiente de trabalho gerando assim o assedio moral.
2) Houve Dano Moral? Em que momento? Justifique.
Sim. Quando Tertuliano recusa pela segunda vez a proposta indecente a ela direcionado, e desta vez de forma mais clara a ele dirigido. A partir disso, ele Tertuliano começa a se sentir inútil, problemas de saúde começam a aparecer, perdendo a vontade e o foco no trabalho. E por fim como prometido pela gerente veio a sua dispensa da empresa confirmando o dano moral a ele causado, justamente por ele agir de forma ética diante desta situação.
3) Houve Assédio Sexual? Em que momento? Justifique.
Sim. Em um primeiro plano se deu por insinuações e indiretas, já em um segundo momento o assedio se caracterizou de forma mais veemente quando a gerente deixou clara sua intenção. Neste caso o assedio se deu devido ao interesse pessoal da gerente em Tertuliano, onde ela propôs uma troca entre um cargo interessante dentro da empresa por favores sexuais, ameaçando logo em seguida Tertuliano com a dispensa de seus serviços caso houvesse recusa da tal proposta