Trabalho De Quimica
Os primeiros registros do uso de estrutura metálica na construção civil datam do século XVIII. Desde então as estruturas em aço tornaram-se cada vez mais eficientes, praticas, ousadas e marcadas pela alta qualidade. Os aços ao carbono comuns possuem na sua composição apenas elementos carbono, silício, manganês, outros elementos existem apenas em quantidades residuais.
A instabilidade termodinâmica dos metais faz com que os mesmos apresentem a tendência natural de atingirem um estagio mais estável por meio da formação de um composto metálico. O processo espontâneo e chamado corrosão e acorre devido à reação do metal com os agentes presentes no meio considerado.
Os metais mais ferrosos como aço e o fero fundido apresentam largo uso na fabricação de estruturas e outros componentes.
Os principais minérios de ferro são a hematita, Fe2O3, a magnetita,
Fe3O4, e a limonita, 2Fe2O3, 3H2O. A partir destas se obtém o ferro elementar por redução térmico no processo siderúrgico.
Química Aplicada
Página 1
Química Aplicada
O ferro elementar é termodinamicamente instável, como os demais metais, e tende a voltar ao seu estado mais estável, oxidando-se
(processo corrosivo), sendo essa a causa básica da corrosão.
Nesse processo tem-se a formação do oxido de ferro mais estável conhecido com ferrugem.
São muitas as consequências da corrosão dentre as quais podemos citar: a) reposição e consequentes despesas com minérios, energia e mão de obra; b) custos e manutenção de processos de proteção;
c) empregos de matérias mais caros (aço inoxidável, etc.) em substituição a outros mais baratos (aço ao carbono, etc);
d) Superdimenisionamentos;
e) Interrupção na produção;
f) Perdas de produtos;
g) Contaminações de produtos;
h) Redução da eficiência de funcionamento do equipamento;
i) Eventuais riscos em potencial de acidentes e poluições de ambientes de trabalho;
k) Queda de rendimento.
Nas estruturas de aço, a perda de propriedade mecânica como a residências, e de especial