trabalho de quimica
Uma das principais qualidades do alumínio é a de ser um metal muito leve. Além da densidade muito baixa, o alumínio tem características mecânicas muito boas. Pode ser facilmente transformado em chapas ou em fios. Isso aumenta a possibilidade de seu uso. Outra característica interessante do alumínio é a de que ele conduz eletricidade. Por isso ele é usado em fios de alta tensão. Nas cidades grandes, existe muita campanha pela reciclagem do alumínio. Será que é difícil reciclar alumínio?
Na fábrica de reciclagem existe um forno aberto, onde se faz a fusão do alumínio. A sucata de alumínio é preparada antes de ir para o forno. Ela passa por uma esteira magnética.
Depois de passar pela esteira, a sucata de alumínio é prensada antes de ser colocada no forno. É preciso prensar o alumínio e fazer uma espécie de pacote porque, se o alumínio for colocado solto no forno, ele queima inteiro. Por que o alumínio solto queima e o alumínio em pacote não queima? Para queimar o alumínio é preciso que ele entre em contato com o ar. Se o alumínio estiver na forma de pacote bem prensado, não vai haver ar suficiente para o alumínio queimar e por isso o alumínio derrete e não queima. Ao queimar o alumínio na presença de ar ele se transforma em óxido de alumínio. Nas condições do forno, a transformação do alumínio em óxido é ainda mais fácil.
Com o alumínio acontece a mesma coisa que com muitos outros metais. O alumínio metálico se transforma espontaneamente em óxido de alumínio, que é a forma como esse metal se encontra na natureza. Bauxita é o nome do minério de onde se extrai alumínio. Para fazer essa extração, precisa-se de muita eletricidade. A grande vantagem de se reciclar o alumínio é que não se precisa gastar toda essa energia elétrica. Como o ponto de fusão do alumínio metálico não é alto, é fácil de fundir. A transformação do óxido no metal não é uma transformação natural. É forçada com muita eletricidade.