Trabalho de quimica.
Quando entramos em uma biblioteca nós precisamos de um acesso rápido e preciso de informações. E é por isso que os livros são subdivididos em seções que facilitam a localização dos mesmos. Em uma biblioteca podemos encontrar uma infinidade de assuntos diversos, áreas do conhecimento, romances, artigos científicos, dicionários ou até mesmo histórias em quadrinhos. É por isso que no meio de tanta informação deve sempre existir uma organização precisa dos mesmos para facilitar o acesso aos assuntos desejados.
A mesma coisa acontece na Química em relação aos elementos. Existe na natureza uma grande quantidade de elementos diferentes, propriedades físicas e químicas distintas. E para facilitar o estudo dessa área do conhecimento se deve ter uma organização (uma subdivisão através do estudo das propriedades dos elementos) como em uma biblioteca. De uma maneira geral as substâncias químicas foram divididas em dois tipos de substâncias:
As substâncias orgânicas correspondem aquelas que são compostos que derivam do elemento carbono extremamente abundante na natureza. Já as substâncias inorgânicas são formadas por todos os demais elementos químicas. Ou seja, substâncias inorgânicas são aqueles que não possuem o carbono em sua composição.
Obs.: Antigamente se acreditava que as substâncias inorgânicas fossem aquelas que fossem de origem mineral e as substâncias orgânicas fossem de vegetal e animal.
E então ao longo do tempo foi se percebendo uma grande quantidade de substâncias inorgânicas, e os cientistas começaram a observar nesses compostos que eles poderiam se agrupar em famílias ou grupos. Esses grupos são chamados de funções.
Na Química Inorgânica as quatro funções principais são: as bases, os ácidos, os sais e os óxidos.
2. Teoria da Dissociação Iônica.
Para se entender como se subdivide as substâncias orgânicas é preciso entender quais são as características que diferenciam seus compostos. Para