trabalho de quimica
Todas as substâncias são formadas de pequenas partículas chamadas átomos. Para se ter uma ideia, eles são tão pequenos que uma cabeça de alfinete pode conter 60 milhões deles.
Os gregos antigos 400 anos antes de a.C., foram os primeiros a saber que a matéria é formada por tais partículas, as quais chamaram átomo, que significa indivisível. Os átomos, porém são compostos de partículas menores: os prótons, os nêutrons e os elétrons. No átomo, os elétrons orbitam no núcleo, que contém prótons e nêutrons.
Elétrons são minúsculas partículas que vagueiam aleatoriamente ao redor do núcleo central do átomo, sua massa é cerca de 1840 vezes menor que a do Núcleo. Prótons e nêutrons são as partículas localizadas no interior do núcleo, elas contêm a maior parte da massa do átomo.
Os atamos são objetos minúsculos cujo diâmetro é de apenas algumas décimas de nanômetro, a sua observação só é possível com recursos a instrumentos apropriados, como microscópio de corrente de tunelamento.
Antes de se chegar as tais informações sobre a partícula átomo quatro mentes brilhantes se dedicaram em desvendar e estudar o átomo. Cada um criou sua teoria, mas sempre um dando sequencia a teoria do outro, as tais informações que hoje são de suma importância para ciência atual, eles obtiveram fazendo pesquisas e experimentos. Podemos dizer que os pais do átomo são:
Dalton Thonsom Rutheford Bohr
,
O átomo de Dalton.
John Dalton, retornou a teoria do filósofo grego em que o átomo é indivisível, em 1803, propôs uma teoria que explicava as leis da conservação de massa e da composição definida, é a chamada Teoria Atômica de Dalton. Essa teoria foi baseada em diversos experimentos e apontou as seguintes conclusões:
1.Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos.2. Os átomos não podem ser criados e nem destruídos, eles são permanentes e indivisíveis.3. Um composto químico é formado pela combinação de átomos de dois