obesidade
CONCEITO
A obesidade é resultado de um desequilíbrio entre a quantidade de calorias que é ingerida e a que é gasta, provocando um excessivo acúmulo de gordura que extrapola os níveis físicos e psicológicos da pessoa.A obesidade é reconhecida hoje como importante problema de saúde pública. Trata-se de uma epidemia mundial, decorrente de hábitos alimentares, sedentarismo e fatores genéticos.
A obesidade é uma doença crônica, progressiva, fatal, geneticamente relacionada e caracterizada não só pelo acúmulo excessivo de gordura, mas pelo desenvolvimento de outras doenças (co-morbidades).
Segundo o Instituto Nacional de Saúde (EUA), o aumento de 20% ou mais, acima de seu peso ideal é um sinal de que o peso em excesso pode se tornar prejudicial à saúde. A obesidade se torna mórbida quando ela atinge um aumento significante dos riscos de um ou mais problemas de saúde relacionados a obesidade, resultando na incapacidade física ou mesmo na morte.
Obesidade no Brasil
Uma pesquisa divulgada nos Estados Unidos comprovou em números um fenômeno que pode ser visto nas ruas. O número de pessoas acima do peso ideal está crescendo, no planeta. E o Brasil é um dos países no topo da lista da obesidade.
A mudança radical nos hábitos dos brasileiros nos últimos 30 anos levou o país a ocupar a quinta posição no ranking mundial da obesidade: 60 milhões de brasileiros estão acima do peso. E 22 milhões considerados obesos.
Resultado do consumo de comidas muito calóricas, com excesso de açúcar e gordura. O professor Paulo Lotufo, que participou da pesquisa da Universidade de Washington, lamenta que o brasileiro tenha se desviado tanto das origens.
“O feijão com arroz, o tomate, a salada, o alface e uma pequena carne é ainda uma das coisas mais interessantes em termos alimentares. Hoje, nós nos exercitamos no dia a dia muito menos do que fazíamos há 50 anos", afirma.
Obesidade e IMC (Índice de Massa Corporal)
O conceito de obesidade, de acordo com