high line park
High Line
Parque Urbano
Localização: Manhattan, Cidade de Nova Iorque
País: Estados Unidos
Inauguração:
• 2006: início da construção do High Line;
• 2009: inauguração da primeira parte do Parque;
• 2011: inauguração da segunda parte do Parque;
• 2012: anúncio da construção da terceira parte do Parque
Paisagísmo: James Corner Field
Arquitetura: Diller Scofidio
High Line
Parque Urbano
Em 2009, o High Line foi transformado num parque público de 2.3 km, construído sobre esta ferrovia suspensa desativada, elevada a oito metros do chão, e se estende por uma das áreas mais movimentadas da cidade, na região oeste da ilha de Manhattan.
Os criadores do parque desenharam-no para que nele estivesse inserida vegetação ao longo de toda sua extensão e de ambos os lados da área de passeio, utilizando para isso as plantas que haviam colonizado o parque durante os seus anos de abandono.
A área já atraiu investimentos de mais de R$ 4 bilhões, inúmeras lojas conceituadas e 30 galerias de arte.
Dois anos mais tarde começou a construção, realizada em três fases. Todo o material que estava apoiado na estrutura foi removido e mapeado - o que inclui os trilhos de ferro, o cascalho, a terra e uma camada de concreto. Construiu-se um sistema de drenagem e a segunda camada de concreto, que faz parte da estrutura do elevado, passou por restauro e impermeabilização.
Depois, os elementos de ferro da estrutura do High Line foram lixados para a remoção da pintura original - que era de chumbo e, portanto, tóxica. Tudo realizado dentro de tendas fechadas de um pouco mais do que sete metros para deter as partículas de tinta. O ferro recebeu três novas camadas de tinta a última, da mesma cor da original.
As partes que estavam quebradas foram restauradas e o que estava faltando foi refabricado para se aproximar do desenho original. E finalmente, instalaram-se faixas de metal inclinadas abaixo da