trabalho de quimica
CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA
TRABALHO DE QUÍMICA
FERNANDO VIANNA BLUME
JORDAN DIENSTMANN LEHNEN
VÍCTOR HENRIQUE DA SILVA SCHNEIDER
Novo Hamburgo, agosto de 2012.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abordar cinco leis e equações da química, são elas: Lei de Boyle Mariotte, 1ª e 2ª lei de Gay-Lussac, equação geral dos gases e equação de Clapeyron. Após comentar e explicar cada uma delas, aplicaremos as diferentes leis e equações com um exercício resolvido.
1 LEI DE BOYLE - MARIOTTE
A Lei de Boyle – Mariotte diz que:
"Sob temperatura constante (condições isotermas), o produto da pressão e do volume de uma massa gasosa é constante, sendo, portanto, inversamente proporcionais. Qualquer aumento de pressão produz uma diminuição de volume e qualquer aumento de volume produz uma diminuição de pressão."
Se colocasse em pratica a formula e construísse um gráfico pressão x volume, com temperatura constante, o produto entre pressão e volume será constante.
A equação que representa a Lei de Boyle - Mariotte é:
P1.V1 = P2.V2
Exercício: Em um recipiente com 20 L de um gás, e pressão de 10 atm, após acrescenta-se mais 10 L do mesmo gás, qual a pressão após o acréscimo de gás?
P1.V1 = P2.V2 => 10.20 = P2.30 => P2 = 200/30 => P2 = 6,7 atm.
2 PRIMEIRA LEI DE GAY-LUSSAC
A lei de Gay Lussac é uma lei dos gases perfeitos que estabelece que sob um volume e quantidade de gás constantes, a pressão é diretamente proporcional à temperatura, é uma transformação isobárica. Para compreender esta lei, basta você encher um balão de borracha, e deixa-lo por algumas horas na geladeira, verá que o volume do balão diminui com o resfriamento, e retirando-o da geladeira ele voltará a seu volume inicial.
Desta maneira adota-se o seguinte enunciado a esta lei:
Sob pressão constante, o volume