Trabalho de quimica
ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A CORROSÃO DE AÇO CARBONO, ALUMÍNIO, COBRE E MAGNÉSIO
São Paulo 2013
Introdução
Tendo a corrosão como principal fator de observação, mostrando que ela consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos.
Trazendo influência de elementos de liga assim como; Manganês(Mg), Alumínio(Al), Silício(Si), Fósforo(P), Enxofre(S), (Cobre)(Cu), Níquel(Ni), Cromo (Cr), Nióbio(Nb), Titânio(Ti), faz com que aumente e diminui a capacidade de corrosão.
O profissional de engenharia civil se vê diante de um problema de corrosão constantemente. Tendo a corrosão de armaduras sendo a principal manifestação patológica em estruturas de concreto deste final de século. A incidência cada vez mais constante do fenômeno aliado aos altos custos que envolvem a deterioração do material e o risco de comprometimento da estabilidade estrutural. As observações foram feitas usando meios corrosivos, dos quais em corrosão eletroquímica são responsáveis pelo aparecimento do eletrólito. Sendo esse uma solução eletricamente condutora constituída de água contendo sais, ácidos ou bases.
Objetivos específicos: observar o comportamento quanto à corrosão do aço carbono, isolado ou em presença de alumínio, cobre ou magnésio, em diferentes meios, identificar os meios corrosivos para o aço carbono e verificar a influência da presença de outros metais no meio corrosivo sobre a corrosão do aço carbono.
Assuntos envolvidos: metais, reações de oxi-redução; corrosão.
Materiais e reagentes:
10 Tubos de ensaio 01 Pipeta volumétrica de 1 mL
10 pregos de aço carbono Água de torneira
Fios de cobre Água destilada
Placas finas de alumínio Solução de NaCl 1 g/L
Pedaços de fita de magnésio Solução de H2SO4 2 g/L
Lixa fina para metais Solução de NaOH 40 g/L
Estante para tubos de ensaio